Existem várias perguntas que são feitas a respeito de Gastronomia.
Algumas simples, outras mais sofisticadas, algumas com pensamentos leves, outras com idéias mais profundas, enfim "N" perguntas que consequentemente levam a "N" respostas.
Não estou escrevendo aqui para lhes dar uma aula de Gastronomia, ou algo do gênero, somente para expor, afinal é a missão deste blog, "comentar de um ponto de vista diferente", algumas noções do que seja o cozinhar.
Até meados da década de 80 e início da década de 90, o papel de cozinhar pertencia as mulheres. O machismo imperava neste aspecto onde, no momento que o homem da casa chegasse, o seu prato de comida devia estar pronto e a mulher servil para lhe atender com um prato diferente, saboroso e este simplesmente o comia, levantavasse e ia ver a sua televisão, ler o seu jornal etc...
Particularmente sou contra isto, mesmo porque sou nascido no início da década de 80 e vivi somente com mulheres minha vida toda e sempre as vi trabalharem para garantir o sustento da casa e o meu estudo.
Voltando ao tema em si, o que é cozinhar?
Cozinhar é uma arte, é o prazer expandido para um alimento, é transformar um simples grão em algo tão saboroso que pode nos fazer levitar devido ao seu sabor, ao seu cheiro, a sua textura. É saber transformar uma folha de alface em uma salada sem igual. Aplicar uma cobertura em um pão de ló e mudar toda a história daquele chá da tarde. É saber através de um prato expressar todo o carinho, capricho e porque não o amor pelo que você está fazendo naquele momento. É transformar uma sobremesa diet em algo tão saboroso ou mais do que um sundae de creme com cobertura caramelizada de raspas de coco.
Alguns de vocês podem achar que é loucura o que eu estou dizendo, mas vai conversar com uma mãe independente que tem que lavar, passar, deixar a casa em ordem, trabalhar, cuidar das crianças e ainda ter paciência para preparar uma comida da forma como descrevi acima, e possivelmente aguentar o marido que pode chegar mal humorado porque a reunião não foi conforme o planejado e tomou uma do chefe.
Para finalizar, todos nós devemos respeitar a arte que um chef de cozinha e uma dona de casa criam e transformam todos os dias.
Uma dica, toda a vez que for comer algo, ( uma refeição e não o salgado que você comeu no almoço correndo porque estava atrasado para uma reunião )pense no trabalho que existiu para se fazer aquele prato, na limpeza da alface, no esmero do desenho da comida no seu prato, nas velas colocadas para criar um clima mais romântico para um jantar a dois. Pense que assim como você trabalhou o dia todo para chegar cansado em casa, a pessoa também tabalhou bastante para chegar cansada e ainda assim lhe preparou algo especial.
Para lembrança toda a vez que for comer algo, saboreie a comida, faça exercício com a boca, mastigue, sinta o gosto, a textura, aprecie aquele momento mágico que um básico arroz, feijão e bife pode lhe trazer. Se for um risoto de manga com peito de pato então, você deve demorar uma hora para comer, pois este prato merece todo o respeito e atenção daquele momento.
Bom dia a todos,
J.A.
Nenhum comentário:
Postar um comentário